quinta-feira, 7 de julho de 2011

Especial: Raimundo Orsi

No aspecto futebolístico, há sempre uma ligação forte entre Itália e Argentina. Uma ligação que deu muitos frutos a Juventus, em tempos diversos da sua história. O primeiro grande ítalo-argentino da história juventina é Raimundo Orsi, personagem de hoje do especial 'Viagem entre as Estrelas'.
Nascido no dia 2 de dezembro de 1901 em Avellaneda, de uma família italiana, dá os primeiros passos na base do Independiente, onde jogou até os anos 20. Sua futebol foi notado pela cartolagem juventina da época em 1928, quando pela Argentina conseguiu uma medalha de prata na Olimpíada de Amsterdam.

Depois do um ano resolvendo problemas regulamentares, finalmente veste a maglia bianconera em 1929. Disputando suas 194 partidas pela Juventus em 6 temporadas consecutivas. Vale citar que foram temporadas fantásticas para Orsi e Velha Senhora onde após a primeira (29/30) foram 5 Scudetti consecutivos sendo o ítalo-argentino o personagem principal da equipe, marcando 88 gols em 194 partidas.

Pela seleção italiana joga como atacante principal e marca um dos gols da vitória azzurra por 2x1 contra a Tchecoslováquia, em Roma, em 1934, sendo assim Campeão do Mundo.

Raimundo Orsi deixa a Itália em 1935, voltando pra Argentina e jogar um período na Argentina, Uruguai e Brasil mas no Chile viveu os últimos períodos da sua vida, até a sua morte em 6 de abril de 1986, em Santiago.

Mumo Orsi, um lendário atacante da Velha Senhora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário