sábado, 9 de julho de 2011

Especial: Gianluca Vialli

De uma ponta a outra no especial 'Viagem entre as estrelas', de um goleiro a um atacante matador. Hoje é a vez do carequinha nascido em Cremona, que neste 9 de Julho completa 47 anos: Gianluca Vialli.
A sua história bianconera é concentra em quatro anos, de 1992 à 1996. Um período repleto de vitórias mas também decisivo na construção da equipe que dominou as temporadas seguintes.

Vialli chega em Torino após ser o homem símbolo da Sampdoria, que com ele viveu o grande momento da sua história. A Juve era de Trapattoni mas também de líderes como Baggio e Peruzzi e de forma súbita Copa UEFA vencida.

A segunda temporada é caracterizada por duas graves lesões mas seu retorno tem muitos gols e o líder nato, um capitão e ponto de referência para Marcelo Lippi, quando chega à Juve em 1994.
A equipe dos dois anos que viriam tinha muitas características do seu capitão: força física, técnica, fantasia e acima de tudo dar o máximo em campo até o último segundo.

O clube bianconero não vencia o Scudetto desde 1986 e a partida contra a Fiorentina na temporada 1994/95 tornou-se uma inesquecível reviravolta no torneio. A Juventus perdia para a Viola no Delle-Alpi por 2x0 ao fim da primeira etapa mas no segundo tempo Vialli marca duas vezes e Del Piero perpetua uma proeza memorável dentro da rede visitante, levando o ambiente ao êxtase absoluto. No fim da temporada, Scudetto e Coppa Italia, ambos sobre o Parma.

Em 1995/96, a diretoria juventina e Vialli decidem não renovar o contrato e a Juventus vence a SuperCoppa Italiana no início da temporada com um gol de Vialli.

No dia 22 de maio de 1996 é o último dia de Vialli com a camisa da Juventus, no estádio Olimpico de Roma, contra o Ajax pela final da UEFA Champions League. Os gols de Ravanelli e Litmanen levaram o jogo para as penalidades. As defesas de Peruzzi e os gols de Ferrara, Pessotto, Padovano e Jugovic decidiram tudo... Juventus campeã da Europa.
Vialli despede-se com a 'orelhuda' em mãos.

Hoje deixamos aqui os nossos votos a um lendário capitão bianconero.
TANTI AUGURI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário