terça-feira, 12 de julho de 2011

Especial: Moreno Torricelli.

Para muitos, o futebol é uma fábula. O protagonista de hoje do especial 'Viagem entre as estrelas' tem a palavra fábula como um resumo da sua carreira. Um hino de força aos que sonham serem jogadores de futebol profissional: Moreno Torricelli.Em apenas quatro anos, do futebol amador ao mundia de clubes... Aos 22 anos, enquanto jogava no amador Caratese, Moreno foi visto por Trapattoni em um amistoso contra a Juventus. O técnico que sempre ajudou muito os jovens, deu a Torricelli a chance da sua vida: Teste na Juventus, ele fez o resto com sua garra e força de vontade, merecendo então o ingresso nos profissionais pela porta da frente.

Chega em 1992 em um grupo com nomes como Baggio, Vialli e Peruzzi. Domina a posição lateral de defesa logo no seu primeiro ano, 13 dias após estreiar na Serie A contra a Atalanta, no dia 26 de setembro, pela Copa UEFA deixa um gol sobre o Anorthosis Famagusta. No fim da temporada leva este título pra casa.

Ano seguida, já com Lippi, Torricelli segue na posição e levanta a Coppa Italia e o Scudetto mas o melhor veio em seguida, a UEFA Champions League. 1° de novembro de 1995, 98° aniversário da Juventus e Moreno deixa um gol na rede de um dos templos britânicos, o Ibrox Park de Glasgow contra o Rangers. Na final contra o Ajax corre os 120 minutos de jogo, anulando os velocidades do clube holandês e esta sua entrega ajuda a Velha Senhora a vencer esta grande competição.
No final desse ano de 1996, vence o Mundial de Clubes e mais dois Scudetti até sair, em 1998.

Deixa a Juventus com 3 Scudetti, 1 Coppa Italia, 2 SuperCoppa Italia, 1 Copa UEFA, 1 UEFA Champions League, 1 SuperCopa UEFA, 1 Mundial de Clubes, de 1992 à 1998 com 230 jogos e 3 gols. Nada mal para quem esteve 6 anos antes de sair da Juventus no amadorismo.

Um exemplo de determinação,a lenda Moreno Torricelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário