sábado, 16 de julho de 2011

Especial: Claudio Gentile

Há poucos dias completaram 29 anos da conquista do mundial da Espanha, em 1982, pela Itália, voltamos a falar de um protagonista daquele tempo de conquistas extraordinária.
Um dos personagens mais marcantes de defesa da Juventus: Claudio Gentile
Quem pode ver as partidas daquele seleção não esquece sua marcação em Maradona e Zico, período que a mesma era feita homem à homem, Gentile era um dos mais capazes, sendo expulso apenas uma vez na carreira.
A sua garra foi um bem para a seleção italiana mas principalmente para a Juventus, onde jogou por 11 temporadas, de 1973 até 1984.
Foi um dos grandes protagonistas da Juventus nas décadas de 70 e 80, equipe capaz de vitórias especiais em qualquer campo. Inesquecível a dupla com Scirea.

Gentile venceu 6 Scudetti, 2 Coppa Italia, 1 Copa UEFA, 1 Copa das Copas e claro, 1 Copa do Mundo em 1982. Foram 10 gols em 414 partidas pela Juventus.

Mesmo nascido em Tripoli, na Líbia, era um italiano orgulhoso e contribuiu muito para o futebol italiano. Treinou o sub-21 nacional ganhando o europeu da categoria em 2004 e o bronze nas Olimpíadas de Atenas.

Gentile é um exemplo absoluto, sempre presente em amistosos beneficentes pela Juventus.

Um comentário:

  1. Claudio Gentile è um exemplo de pessoa e como profissional é um exemplo a ser seguido.

    Sergio Avelino

    ResponderExcluir