terça-feira, 24 de julho de 2012

24 de Julho de 1923, começava a Era Agnelli.

A data de 24 de Julho para a Juventus é mais do que importante, é fundamental no aspecto esportivo, tanto quanto a data de nascimento do clube, 1 de Novembro de 1897. Na verdade, nesta data, no ano de 1923, iniciou a parte mais notável da história do clube, que formou o time que é hoje, geração por geração.
Há 89 anos, a Juventus teve um novo líder: Edoardo Agnelli, pai de Gianni e Umberto, avô de Andrea, se torna presidente do clube no lugar de Corrado Corradini, fazendo da Velha Senhora parte da sua família.
Que a história se tornou lenda é fácil de ver pela história: O time ganhou um campo todo seu na praça Marsiglia, os torcedores aumentavam a cada dia e um time novo foi contratado com 
jogadores e técnico estrangeiro com Combi, Rosetta, Munerati, Bigatto e Grabbi.

O primeiro sucesso vem rápido: Em 1926, o primeiro Scudetto da Era, segundo do clube. De 1931 à 1935, o período de ouro: A Juventus vence cinco Scudetti consecutivos, até um como invicta.

Pouco depois, ainda em 1935, no dia 14 de Julho, Edoardo Agnelli faleceu em um acidente aéreo. A alegria se tornou em luto. Não tinha mais o presidente mas se tornou hereditário e a equipe formidável e amada em toda a Itália, ainda hoje, graças também a ele e a sua família.

Um comentário: