sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Especial de pré-jogo: O irreparável relacionamento entre Inter e Juve.

Nos últimos meses, os acontecimentos do caso CalcioPoli apimentaram ainda mais a relação dos dois clubes mais vencedores do futebol italiano. A verdade fora dos campos ainda está ocultada e talvez isto faça o encontro deste fim de semana ainda mais decisivo para a mentalidade dos elencos ao longo desta temporada.
Uma coisa é certa: O derby d'Italia é o maior clássico do futebol atual.
Esqueça Barcelona x Real Madrid; Fenerbahçe x Galatasaray; Celtic x Rangers; Partizan x Red Star e etc.,
O maior clássico italiano chegou a níveis estratosféricos com as alegações sobre a conduta da Inter no escândalo CalcioPoli. Dentro do campo, o clássico de longa história não para principalmente porque as torcidas acham que o seu clube é inocente sobre o caso.

Desde as revelações feitas por intermédio das ligações telefônicas a partir da Telecom Italia, a Juventus foi punida com outros clubes e o time nerazzurro conseguiu vencer após 17 anos a Serie A com a punição dos demais... A Juventus esteve na Serie B com pena de -30 pontos (reduzida a -17 e depois -9) por supostas ofensas ao código de ética do esporte.

Uns achavam que a Juve pararia com a luta após as palavras de Stefano Palazzi dizendo que somente a Estátua das Limitações evitaria de a Inter perder o título de 2006, dado ao time no tapetão pela Federação Italiana de Futebol.
Como a Juventus se sentiria satisfeita? O futebol italiano mudou drasticamenteno ano subsequente a este título, saída da UEFA Champions League, perca de jogadores de alto calibre e da queda do status do clube, ainda em recuperação.

Agora é a vezda Inter se defender, o que é difícil já que o presidente Massimo Moratti é alvo de muitas ligações reveladas recentemente por Luciano Moggi e seus advogados na defesa pessoal contra o banimento do esporte (decisão sobre o ex-diretor geral da Velha Senhora deve sair em breve).


Alguns números causados pelo escândalo de 2006:
12 - Número de títulos ganhos pela Inter desde o primeiro veredicto do CalcioPoli;

1 - Número de títulos vencidos pela Juventus no mesmo período - Serie B em 2007;

6 - Número de titulares que a Juventus teve que vender em 2006: Lilian Thuram e Gianluca Zambrotta (Barcelona), Zlatan Ibrahimovic e Patrick Vieira (Internazionale) e Emerson e Fabio Cannavaro (Real Madrid);

5 - Média de colocação da Juventus desde o CalcioPoli: 3° (2008), 2° (2009), 7° (2010) e 7° (2011);

14 - Número de gols marcados (7 para cada lado) nos 8 confrontos desde 2006. 3 vitórias da Juventus, 2 vitórias da Internazionale e 3 empates.

A rivalidade é forte e o título da Inter em 2006 (14° deles) pode voltar pra Juventus mas as vitórias da Inter em campo não serão jamais apagadas e o futebol italiano comandado pelos nerazzurri desde então. Todo este caminho feito até os dias atuais são um duelo a parte na história e Conte significa o novo momento da Juventus.

Tudo que passou não voltará. Cantos contra Balotelli, contra Felipe Melo, bombas em setores das torcidas, penalti não marcado por Ceccarini de Iuliano em Ronaldo e o gol de Del Piero em seguida, em 1997/98... Tudo agora é passado. O futuro passa por amanhã, às 16:45 no estádio Giuseppe Meazza, simplesmente a maior rivalidade do futebol atual: Internazionale x Juventus FC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário