quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Especial: 2006-2011, a história de €170 milhões gastos.

Gigli, Blanc, Secco, Elkann, Agnelli e Marotta: Todos tem culpa pela fase atual do clube.
 
Mais do que um CalcioPoli, uma sangria para os cofres da Velha Senhora, culpa também das aquisições no mínimo 'improdutivas'. Obviamente, impossível não ligar os dois componentes, mas certamente diferentes da revolução de hoje, de 2006 à 2001, às 8 janelas de mercado registraram atuação quase passiva, tanto do ponto de vista econômico, quanto técnico. Se a alegar um álibi de inexperiência, a última deixou mais dúvidas do que certezas.
A janela atual ainda não pode ser totalmente avaliada, apenas provisioramente. De Tevez, passou pra Agüero, Kun a Rossi, de Pepito a Vucinic. "O dinheiro temos, mas compramos ao nosso preço", frase que tornou-se política do diretor esportivo atual Giuseppe Marotta. É justo, o problema é que a cotação do mercado atual não concilia com as exigências da balança bianconera.
No fim, a diretoria alistara um grupo capaz de competir (e por ora somente isto, provavelmente, na espera para tornar-se mais forte para a próxima temporada com a UEFA Champions League à disputar - pelo menos é o desejo do clube). Mas o que fazer se as operações feitas forem equivocadas?

Obviamente se trata de um jogo, mas analisemos juntos: Consideramos apenas os jogadores pelos quais foi necessário um investimento financeiro e, que por qualquer razão, não atenderam as expectativas. Portanto, não só não atuaram bem, mas também o "azar", porque naturalmente as lesões não podem ser todas previstas.

PÓS-BOMBA - 2006/2007
Aquisições: Boumsong (3,5m)

Com a Juve na Serie B, Deschamps pediu um reforço forte pra formação da defesa central.
Portanto, veio Boumsong, para a irá da população. O zagueiro francês fez o seu papel na B, mesmo que não tenha mostrado suas qualidades mas pelo menos não foi uma perda financeira já que o jogador foi vendido ao Lyon em 2008 por 3 milhões.

QUATRO NOMES PRA RENASCER - 2007/2008
Aquisições: Iaquinta (11m)
                 Tiago (13m)
                 Andrade (10m)
                 Almiron (9m)
                 Sissoko (11m)
                 Stendardo (0,4m)

No ano seguinte, com Ranieri no banco, se respira perfume de renascimento e faz alguns investimentos.
Das aquisições, Tiago foi o grande destaque pois foi fortemente pedido pelo técnico.
No fim da temporada, arrependimentos. Iaquinta começou bem mas as lesões não o perdoaram.
Stendardo foi emprestado pela Lazio em janeiro de 2007 e valor de compra de 12 milhões, claramente absurdo e não exercido.
Em janeiro chegou Sissoko, no início ídolo da massa, depois reserva dispensável, há dias vendido ao PSG.

DINHEIRO CHAMPIONS - 2008/2009
Aquisições: Amauri (22,8m)
                 Poulsen (10m)
                 Knezevic (0,7m) 
                 
Com a qualificação pra UEFA Champions League, algumas mudanças, buscando o melhor que na temporada anterior. Na realidade, o resultado é menos discutível: Amauri chegou após valor diminuir após inseridos Nocerino e Lanzafame no acordo, compra que deu um ar de grande reforço ao clube já que o atacante era desejado por muitos clubes.
O ano de 2008 será lembrado pela chegada de Poulsen. 
Xabi Alonso por 18 milhões ou Poulsen 10 milhões? Foi a crônica da janela de transferência da época. O dinamarquês venceu e todos sabem como terminou. Até hoje Blanc e Ranieri dividem a responsabilidade do ato.

BIÊNIO... PERDIDO - 2009/2010 & 2010/2011
Aquisições: Diego (24,5m)
                 Melo (25m)
                 Grosso (2m)
Talvez para dar peso, a temporada seria de "fogos de artifício": "Melhor dois campeões do que muitos meio jogadores", torna-se o lema da temporada... 
O problema é que os "campeões" não se revelaram tais: Diego e Melo naufragaram com o time e a vaga na UCL tornou-se na vaga pra UEL e a perda do status do clube.
Destaque para Grosso que atuou bem em alguns momentos mas que esteve mais ausente e se tornou mais um reforço que não explodiu.

E... FORÇA ITÁLIA! - 2010/2011
Aquisições: Bonucci (15,5m)
                 Pepe (10m)
                 Martínez (12m)
                 Motta (5m)
                 Storari (4,5m)
                 Traoré (0,6m)
                 Rinaudo (0,6m)
                 Quagliarella (15m)
                 Matri (18m)

Chegamos a última temporada, a dos jovens e alguns italianos, do 4-4-2 de Del Neri que queria externos ofensivos de defensivos (alas e laterais).
A equipe anterior jogava no 4-3-1-2 já que Nedved retirou-se dos campos. Para preencher algumas lacunas nas faixas, a diretoria trouxe Motta, Pepe (ambos pagando em duas temporadas na fórmula de empréstimo com compra efetuada), Traoré (por empréstimo com opção de compra não efetuada) e Martínez (pago praticamente à vista).
Para completar o grupo foi trazido Bonucci e Rinaudo (este por empréstimo com opção de aquisição não efetuada).
Um total de mais de 70 milhões, no qual se junta Storari, que fez Manninger receber e nem jogar, além de Quagliarella (empréstimo de 4,5 milhões com opção de compra por 10,5 milhões pagos em dois períodos), que sofreu uma grave lesão em um grande momento. Esta lesão contribuiu para a chegada de Matri, vindo em janeiro, no final da janela, sendo o último reforço da temporada.

CLASSE AAA, CAÇANDO 'TOP PLAYER' - 2011/2012
Aquisições: Vidal (12m)
             Lichtsteiner (12m)
                Vucinic (15m)

Voltamos aos dias atuais e à busca dos grandes nomes que darão o salto de qualidade a um grupo que busca a classe mas também personalidade.
Conte veio e está tentando alcançar o nível que deseja, tocando as cordas da consciência, estimulando o clube com muitas baixas em vários aspectos.
Busca-se (novamente) o DNA Juventus, cujo a característica principal era o caráter dos jogadores do grupo.
Os primeiros chamados a demonstrar foram Lichtsteiner, Vidal e Vucinic, o início é encorajante.

Em suma, se excluirmos salários e bônus aos jogadores, como se tivessem sido doados, seriam cerca de € 170 milhões usados. Mais do que um Zidane, ou 'traduzindo' para o futebol atual, mais do que um Cristiano Ronaldo.



Matéria do Goal.com Itália e traduzida por Thiago Bonapace, exclusivamente para o
GiornaleBianconero.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário