segunda-feira, 30 de maio de 2011

Há 26 anos... Heysel.

 Placa em memória aos mortos em Bruxelas.

Ontem, completaram 26 anos do jogo lendário da final da UEFA Champions League de 1984/1985 entre Juventus e Liverpool. O jogo ficou conhecido como a Batalha de Heysel por motivos trágicos.

Antes de começar o jogo, em um incidente no setor neutro, tomado por juventinos foi provocado pelos hooligans dos Reds no setor Z.
Como é possível ver na imagem acima, o setor X estava lotado e hooligans invadiram o setor Z que estava tomado em suma por bianconeri, gerando um conflito e uma superlotação do local.
39 pessoas faleceram por atos brutais dos torcedores do Liverpool que foram punidos pela UEFA, assim como o clube e os demais times ingleses.
Dentre os mortos, muitos eram jovens torcedores que não tiveram a chance de testemunhar o ato que se sucedera, que realizaria os seus sonhos... A Juventus venceu o trágico confronto por 1x0, gol de Michel Platini batendo penalti.

Foi o primeiro título bianconero da hoje chamada UEFA Champions League mas aquele jogo em Bruxelas, na Bélgica, entrou para a história por motivos bizarros, bárbaros...

Não foi mais uma partida de futebol. A torcida juventina nunca esquecera de suas mortes. Por isso todo ano lembranças são devidamente feitas entre os clubes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário