sexta-feira, 27 de maio de 2011

Especial: A Juventus relembra o Doutor Umberto Agnelli.

Umberto Agnelli foi exemplo de homem dito como 'estilo Juventus'.

Hoje, fazem sete anos da morte de um dos nomes mais citados quando se fala na história da Juventus Football Club.
Em 27 de maio de 2004, na sua residência em Mandria (próximo a Torino) de um câncer no pulmão, faleceu o Doutor Umberto Agnelli.
O mais jovem dos filhos de Edoardo Agnelli e Virginia Bourdon del Monte di San Faustino, orfão de pai com um ano e de mão aos onze, o irmão Giovanni, que era o mais velho irmão vivo, virou para Umberto um segundo pai.

Após os serviços militares sobre Aplicações de Cavalaria em Pinerolo, se forma em jurisprudência, como o irmão Giovanni e seu avô também com nome de Giovanni.
No ano de 1958 com 23 anos, se torna presidente da Juventus e da Federação Italiana de Futebol (FIGC). Durante este cargo, ele cria a estrela como símbolo e mérito a ser dado a um clube que obtivesse dez títulos da Serie A italiana.
Era ele o presidente da Juventus quando o clube conquistou a primeira estrela e no ano seguinte deixa a presidência da Juve após dois Scudetti e duas Coppa Italia em 1960 e 1961.
Como presidente da Juventus, trouxe os lendários John Charles e Omar Sivori, dois dos mais importantes nomes da história juventina, que juntos de outra lenda, Giampiero Boniperti, formara um dos ataques mais completos da história do futebol, lembrados até hoje como exemplos de classe, potência e elegância.
Nos anos setenta foi senador da república italiana e dirigente máximo da fábrica da família, a FIAT.
Se mantendo sempre nas cores bianconeri, mesmo sem ficar longe da Juventus durante estes dois tempos, em 1994, o Doutor trouxe para a Juve o trio Antonio Giraudo, Roberto Bettega e Luciano Moggi, que ajudaram a Velha Senhora a voltar ao topo do mundo.
Em 2004, depois de um ano de transição, Umberto foi quem indicou Fabio Capello para substituir Marcelo Lippi e os resultados vieram logo em seguida.
Umberto Agnelli se casou duas vezes. Com Antonella Bechi Piaggio teve Giovanni Alberto, que faleceu em 1997. Com um divórcio, se casou com Allegra Caracciolo, primera de Marella Caracciolo, mulher de seu irmão e essa união gerou Andrea e Anna. Andrea Agnelli hoje é presidente da Juventus e tenta passar sua personalidade, seu amor pela maglia e etc., assim como o pai, também, se tornar uma lendária personagem  da história bianconera.

Algumas imagens do Doutor:
Anos 90, em conversa com Lippi.

Anos 80, com o pequeno Andrea.

Anos 60, saindo do Stadio Olimpico (Comunale), comprimentado por torcedores, dirigindo um Fiat.

Anos 90, com Zidane em uma concentração do clube pré-jogo em Chatillon.

Anos 90 com Alessandro Del Piero.

Anos 50 com o elenco de jogadores no Stadio Olimpico (Comunale).

Anos 50 na saída do túnel de vestiário do Stadio Olimpico (Comunale).

Anos 80 com Paolo Rossi após treino em Villar Perosa.

Anos 70 com Giampiero Boniperti no Stadio Olimpico (Comunale).

Anos 50, entre o cartola Remo Giordanetti e o irmão Giovanni Agnelli.

Anos 50, com o goleiro Giovanni Viola.

Anos 80, em Villar Perosa, comprimentando Gaetano Scirea.

Anos 80, comprimentando Giovanni Trapattoni.

Anos 90, Andrea e Umberto Agnelli no Stadio Delle-Alpi.


Umberto Agnelli é daqueles que pode-se dizer sinônimo de Juventus.

Um comentário: