quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Um resumo do mercado de janeiro - Parte 1


O mercado de transferências é o momento em que os torcedores renova, aumentam ou perdem a confiança no seu clube, talvez por isto este período seja tão bom de se acompanhar. Em janeiro, as esperanças são de chegadas e saídas que ajudem o clube no futuro seja com o dentro ou fora do campo, financeiramente.
Normalmente, o mês de janeiro tem as negociações mais curtas, diretas, sem tanta 'novela' como se tem dito. Contudo, desta vez os clubes entraram em super/mega produções "Hollywoodianas" com pompa e valores mas acima de tudo dúvidas... Quem vem, quem sai? O clube bianconero e principalmente os homens do mercado Giuseppe Marotta e Fabio Paratici estão em constantes conversas com outros clubes por saídas e chegadas de jogadores.

Falaremos, obviamente, somente da Juventus:

Presente desde os tempos de Blanc e Secco, Manninger não joga há um bom tempo mas sempre teve seu nome ligado ao de outros clubes e sua saída é possível para agradar o jogador que deseja jogar. Para a próxima temporada, a Juventus assegurou o jovem Leali, do Brescia (que segue na Lombardia emprestado) e este jovem é a maior esperança de ter segurança nas traves do Juventus Stadium após a aposentadoria de Buffon, o que esperamos que demore a acontecer.

A defesa é um ponto crítico. Enquanto a novela Cáceres prossegue, o time busca alternativas pois muitas fontes indicam que a negociação com a Juve deve acontecer somente em junho por questão de ser extracomunitário e braço de ferro do Sevilla, por isso, a vaga não deve ser dele. O que aparenta é que a Juventus o deseja como reserva para todas as posições defensivas mas para ser titular, Astori é o mais desejado, por ora, para ter ao lado de Barzagli caso Chiellini permaneça como lateral esquerdo.
No setor defensivo, a complicação é outra. Grosso recusou Lecce e Novara e isto deve culminar com a sua no elenco, mesmo que treinando separado. Motta parece não ter sido desejado "de coração" pelo Sporting Gijón e o Novara pode entrar na sede juventina pedindo-o por empréstimo após a recusa de Grosso ao outro time piemontese.
A negociação interessante foi a saída de Sørensen ao Bologna em co-propriedade que deu a Juventus, como forma de pagamento, a co-propriedade do meio campista francês Taider, que segue no time rossoblù até o fim da temporada por empréstimo gratuito. O único acerto foi com o Perugia pelo jovem e promissor zagueiro Curti, em co-propriedade. Ele já é visto como titular da seleção italiana daqui a alguns anos. O jovem de 17 anos segue no Perugia pelo menos até o fim da temporada. Outro promissor zagueiro é Magnusson que assinou o primeiro contrato como profissional aos 18 anos e que deve ingressar no time principal na próxima temporada, por enquanto, jogará na primavera.

No meio de campo, a saída de Pazienza sempre será cogitada pois como aconteceu com o emprestado Ziegler, o jogador veio gratuitamente e sua saída por alguns milhões é um bom negócio, principalmente por ser reserva. Hoje, o ex-Napoli está nas tribunas pois Marrone tem agradado nos treinamentos, é de confiança de Conte desde os tempos do Siena e tem permanecido como primeira opção. O futuro de Pazienza pode ser a Udinese, que o deseja de fato mas o Genoa também não é uma opção descartável.
Voltamos a questão de extracomunitário. O hiato era necessário pois agora falamos de possíveis reforços. A Juventus está com as duas mãos em Guarín, do Porto. O colombiano está muito encaminhado, seja para janeiro ou para junho (depende também de outros nomes também na defesa, principalmente o de Cáceres). As últimas informações são de que os clubes já acertaram valores, porém, caso não venha, os favoritos são Nainggolan, do Cagliari e Behrami da Fiorentina (que segue sendo considerado inegociável pela diretoria viola) porém, não se pode excluir o nome de Palombo, da Sampdoria que agrada Marotta mas nem tanto Conte.

O setor de ataque teve a chegada de Borriello, da Roma via empréstimo com opção de compra. O atacante tem evoluído apesar da diferente condição dos demais e sua presença entre os titulares não é assim tão improvável para muitos torcedores.
A mídia cogita que Matri está 'sufocado' com está chegada mas sua saída não é nem cogitada, para a alegria de muitos que o querem bem e próximo da Juve, assim como Quagliarella, que mesmo voltando de lesão e com poucos gols, talvez seja o favorito da torcida para ser titular dentro da área.
Quanto as saídas, Amauri segue negociando com a Fiorentina e uma solução parece próxima. Caso não fechem, ele deve ficar na Juve como afastado até o fim da temporada por punição. O mesmo deve acontecer com Iaquinta, que busca uma solução com o seu agente para sair em definitivo mas seu salário dificulta e a Velha Senhora não dará descontos.
Caso menos difícil é o de Toni, que tem duas propostas certas da Major League Soccer e precisa decidir pois sua permanência na Juve é um mal para os cofres, diferente de Del Piero. O capitão recebe sondagens de outros clubes, principalmente da Premier League, como Queens Park Rangers e mesmo ganhando apenas € 1 milhão como salário anual nesta temporada, o jogador deve ficar até o fim da temporada 2011/2012. Para o lugar do camisa 10, Conte sonha com o retorno de Giovinco que até pode acontecer, mas só em junho e se convencer o Parma, que detém a co-propriedade.
Enquanto isso, com menos badalação, a troca Immobile por Boakye, com o Genoa, sempre em co-propriedade não foi confirmada mas a cada gol feito pelo jogador emprestado ao Pescara parece que a diretoria rasga papéis, ainda há tempo de evitar qualquer coisa...


_
Isto foi um resumo do que aconteceu nesta primeira parte da janela de transferências de janeiro...
Após o fechamento do mercado, dia 31, o Giornale Bianconero fará um balanço e resumirá tudo para vocês.

Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário