quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Um balanço sobre a primeira parte da temporada.

Com a realização da partida de ontem, a Juventus completou 12 jogos na Serie A, seriam 13 se a primeira rodada não tivesse sido adiada pela greve dos jogadores. Dá pra dizer que já completamos a primeira das três partes do campeonato e uma reflexão sobre o elenco é proposta por nós do Giornale Bianconero. Por isto, aqui está a avaliação do blog.
Buffon 8: O 'novo' capitão da Juventus voltou a demonstrar aquela segurança com a qual estavamos habituados. A força defensiva começa com ele.

Lichtsteiner 7,5: Finalmente um lateral direito para se orgulhar. Há anos a torcida esperava alguém para contar fielmente. Sempre melhor ofensivamente mas defensivamente ajuda muito, principalmente se comparar com os que já se foram. Nada surpreendente, todavia, pois suas características já eram dos conhecimentos dos torcedores.

Barzagli 8,5: O melhor zagueiro italiano da atualidade, força, arrancada e precisão na saída da defesa. Apenas o gol faltou pra ele até o momento. Talvez a melhor contratação pelo custo (€ 300 mil) da gestão Marotta no futebol.

Bonucci 5: Quase um bipolar, momentos bons e ruins em apenas dez minutos. Cada erro é um susto. Grande parte dos gols sofridos tem a sua presença próxima ou protagonista. Parece treinar bem por isto joga, demonstrando algo psicológico. Insegurança? Parece...

Chiellini 7,5: Meio ponto pela luta e lideranã, mesmo fora da posição que se consagrou nas últimas temporadas. Começou mal na lateral mas tem progredido e pode ajudar mais se tivermos outro lateral e ele volte pra defesa.

Pirlo 8,5: Não à toa foi apelidade pelo narrador/torcedor Claudio Zuliani como 'Mozart' pela maestria no meio de campo. Sempre perigoso na frente com seus passes, sempre perigoso na defesa com lances e conduções arriscadas. Líder vencedor, obrigado Galliani.

Vidal 8: Merece um voto extra por ser a temporada de estréia, onde já se tornou titular absoluto do meio de campo. Poucos acreditavam que ele seria subitamente tão útil ao time, sem esquecer o gol na estréia e a luta... E como luta o guerreiro!

Marchisio 9: Sua ausência será sempre sentida. A sua temporada é de afirmação. Você se lembra que sua saída foi cogitada? Hoje, a certeza é de que será um ícone na história bianconera. Sem dúvida o melhor jogador italiano até agora e o esquema de Conte o ajudou muito para tal status.

Pepe 8,5: Mereceu sempre elogios pelo espírito dentro de um elenco, luta, pela entrega, pelo pelo pulmão dado pelo time mas o bom futebol e os gols estão o acompanhando. Vive o melhor momento da sua carreira, mérito de Conte e da sua força de vontade.

Vucinic 6,5: Irregularidade que preocupa mas se empenha bastante, mesmo com erros bobos. Poucos gols, de fato, mas boas assistências. O gol contra a Inter foi fácil mas histórico.

Matri 8: Centro avante de profissão, brigador por instinto. Matri é a força do ataque italiano. Fazer gols pra ele não bastou até o momento, ele luta e dá assistência. Dificilmente não será o artilheiro do time na temporada. Abre o olho Prandelli...

Storari - : O melhor goleiro europeu... reserva.

Manninger - : Não reclama do seu posto apesar da difícil situação mas sua saída parece certa para poder jogar.

Motta - : Dificilmente jogará, uma lesão ou suspensão para ele jogar, mas dará tempo?

Sørensen - : Em evolução a cada treino mas nada de chances e o empréstimo parece certo.

Grosso - : Sua situação no clube é tão complicada que treino como zagueiro no time reserva. As más línguas dizem que ele já estuda árabe pra janeiro...

De Ceglie 5,5: Uma atuação e uma expulsão. Isto tirou De Ceglie do time mas não definitivamente e uma chance pode pintar ao longo da campanha. Por ora, ele deve treinar bem para quando a chance pintar, ele entrar e jogar bem, convencendo o mister.

Pazienza 6: O clássico gregário, entra, luta e não compromete fazendo o pedido, sendo sempre uma opção de segurança na suplência.

Marrone - : O ex-capitão da primavera deve estar aprendendo com os titulares, pois ainda não jogou. O empréstimo parece eminente, seu agente confirma.

Estigarribia 6,5: "El Chelo" ainda não está garantido oficialmente pra próxima temporada mas parece encaminhado. É esforçado em qualquer função e de relativa técnica misturada com um drible fácil. Deve ajudar no futuro mais do que já o faz.

Giaccherini 6: Frequentemente usado, sempre veloz, "Giak" tem tido chances e entra sempre de forma elétrica, botando fogo no jogo. A mudança no esquema o prejudicou mas isso talvez o ajude a melhorar taticamente.

Elia - : 45 minutos em campo... Julgá-lo é equivoco e o esquema alterado prejudicou o seu futebol e as suas espectativas. Aprender como jogar taticamente em outro esquema é uma solução, ou um empréstimo acontecerá em breve.

Krasic 5,5: Jogou algumas vezes, fez um gol mas não jogou bem desde o início. Errou muitos passes e jogadas enquanto em campo. Quando fora, sentem a sua falta, incrivelmente.

Quagliarella 6: Claramente um xodó. Evoluiu a ponto de entrar a cada jogo há semanas e o seu gol é sonhado por ele e pelos milhões de juventinos pelo mundo. É visível a sua evolução a cada entrada em campo.

Iaquinta - : Lesões o perturbam e talvez não venha mais a atuar na Juventus.

Toni - : Reconhecidamente um grande homem de grupo mas dentro do campo nada. Seu grande momento foi o gol inaugural do Juventus Stadium em partida não oficial, já tá na história.

Amauri - : "Pediu" para ficar onde está. Graças a Alessio Secco, seu salário é o segundo maior, atrás, apenas do de Buffon. Sua saída é certa. Obrigado pelos gols, só.
_
Conte 9: Um exemplo de trabalho e juventinidade. Sua importância na aual campanha é imensurável. Teve competência, percepção e humildade para abandonar o seu 4-4-2/4-2-4 pelo 4-3-3 como prioridade, o fez muito bem. Todos desejam o seu sucesso, virá?

-
E aí, gostou?
Comente!

8 comentários:

  1. Muito boa análise, Thiago. De todos, o que mais superou minhas expectativas foi, sem dúvida nenhuma, Antonio Conte. Não dá pra não 'culpá-lo' pelo sucesso do time até aqui. Vamos ver se ele consegue manter as coisas como estão - o que é sempre difícil, pois os adversários estão estudando a Juventus. FORZA JUVE!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela análise. Não conhecia o blog. Acessei por recomendação do Rafael Dalagnolo (@rldalagnolo) e achei muito bom. Já está na lista de favoritos.
    Quanto a Juve, bom, depois de um rebaixamento e várias temporadas fazenod figuração, ainda tenho um pé atrás e estou segurando e empolgação. Mas acho que esse time consegue, no mínimo, ficar entre os três primeiros e voltar pra Champions. Acho o Conte um tanto teimoso. Contra a Inter, por exemplo, demorou demais pra tirar o Vucinic. Também entendo que o Del Piero poderia jogar mais, e não entrar aos 44 do 2T. Fora isso, pra quem mudou o elenco quase todo, até que o time está muito bem.

    Juliano Russi
    Blumenau/SC

    ResponderExcluir
  3. Ahaaaaaaaaaaa.
    Finalmente alguém sacou, pois então Victor, você foi o primeiro.
    O Del Piero eu me recusei a julgar por ser a última temporada e até evitei de citar pra testar e questionar vocês...

    E O CAPITANO... QUE NOTA VOCÊS DARIAM? Lembrem-se, é a despedida dele.

    ResponderExcluir
  4. Del Piero??? Eu dou dez!!!!

    Aceita a situação que se encontra, entra faltando tres minutos sem reclamar.... E pelo que ja fez ao nosso time, mais que merecida a nota dez!!! Poderia dar onze, mas o numero dele é o dez!! DEZ!!!

    ResponderExcluir
  5. Boa, Carlos. Entrou no clima. E os demais, o que pensam e que nota dariam ao Alessandro Del Piero?

    ResponderExcluir
  6. Del Piero sempre 10! entendo a visão de Conte, mas acho que ele deveria ser melhor aproveitado, se tem espaço pra Pazienza,Estigarribia e Giaccherini é obrigação ter uma pra ele, por tudo que foi, que é e que sempre vai ser!

    ResponderExcluir