sábado, 24 de dezembro de 2011

Entrevista: TuttoSport fala com Giuseppe Marotta.


Nesta véspera de natal, o maior jornal esportivo da região do Piemonte, o já conhecido TuttoSport falou com o diretor esportivo da Juventus Giuseppe Marotta.
Vamos direto então as palavras do diretor:
Entrevista feita por Guido Vaciado:

O que esperavas desta Juventus?
"Que vá bem porque acredito neste modelo. Sem denegrir quem estava antes mas com a chegada de Andrea Agnelli, a temporada anterior marcou o início de um novo ciclo com a revitalização da estrutura do clube integralmente. Hoje, 80% dos jogadores são diferentes de três anos atrás. Existem pressupostos para sabermos que iríamos bem, daí pensar que estaríamos no topo... Aí é outra coisa".

Aonde pode chegar esta Juventus?
"Com um treinador como Antonio Conte, que sabe bem o que quer dizer Juventus e que teve a capacidade de inserir a cultura do trabalho dedicado, as nossas prospectivas são altíssimas, não escondemos. O primeiro objetivo é a Europa mas queremos também algo a mais. A palavra Scudetto? Se entrar no vestiário do novo estádio, verás painéis de todos os Scudetti, que temos na sede. O Scudetto faz parte do nosso DNA e esperamos adicionar outros painéis no vestiário, espaço tem".

O que o Milan tem a mais do que a Juve?
"Um sistema radicado ao longo dos anos, consolidado há quase vinte anos, que permite operar um programa de longo prazo. Construíram um com grandes jogadores em pouco número a cada vez que compram. É o que queremos fazer em alguns anos.
No futebol existirão sempre ciclos, com a estabilidade do Milan, é possível passar com menor dificuldade pelas transições. Com Galliani (diretor geral) tem o respeito, o reconhecimento mas não somos 'amigos'. Com Braida (Diretor esportivo) é diferente porque crescemos juntos no Varese. Se eles lamentam o caso Pirlo? Não sei mas eu gostei".

Sobre o mercado... Borriello?
"Vejamos... Podemos dizer que este é um grupo vencedor e seria falta de respeito pensar em algo revolucionário. Mas até o final de janeiro qualquer coisa pode acontecer. 
Milan-Tevez? O Milan tem um jeito diferente do nosso. Mas pode desequilibrar por ser um grande jogador. Mas nós, por motivos diversos nem pensamos em fazer uma proposta. 
O momento histórico do futebol italiano diz que nenhum clube costuma gastar 25/30 milhões de euros por um jogador. Se o Milan o fizer, será por empréstimo. Não escondo que em junho tentamos mas estávamos em um momento diferente, de revestimento da equipe. Pirlo é um 'top player', Vucinic também, Vidal foi o segundo melhor jogador da BundesLiga. Todos preferem olhar somente os preços. Tevez e Agüero de outra categoria, é verdade mas quando se aproxima desta realidade e percebe o tamanho do valor financeiro que teria que ser feito, faltaria daí para outros setores. Temos um 'top coach' que não lamenta isso.
O futebol italiano está em um momento insustentável. Quem vence sempre fica no vermelho e isto não pode continuar. Devemos criar um modelo diferente e mais equilibrado do ponto de vista econômico. Com os números da Itália, na verdade, Tevez e Agüero são nomes impossíveis. O cenário mudou. Nos anos 2000, a liderança do mercado era italiana, hoje os nossos grandes faturam metade do que Real Madrid, Barcelona, Bayern München e Manchester United. Hoje o Brasil, que era terra de conquista para os times, hoje fazem propostas frequentes pelos jogadores na Itália. Por muitos motivos perdemos uma vaga na Champions League. 
Sejamos claros: O nosso sistema está em crise e devemos arranjar uma reforma radical".

Há alguma negociação quente para janeiro?
"Como falamos há um tempo, precisamos definir a situação de Amauri e isto depende muito dele. Deve decidir. Já chegaram pelo menos duas propostas. Alguns jogadores que não jogam com frequência podem pedir para sair".

O ataque e a defesa são prioridades?
"Digamos que são setores que precisam de uma maior garantia do ponto de vista numérico pelas eventuais lesões e suspensões".
Sobre os jogadores e técnico.
"Marchisio? Boa, antes de tudo quero deixar claro uma coisa, ele nunca esteve a venda. JAMAIS. Marchisio tem um elevadíssimo nível de conhecimento. Nasceu juventino, é torcedor e sempre foi exemplo como jogador moderno, que faz diversas posições. Posso dizer com absoluta tranquilidade que representa o presente e o futuro da Juventus. O contrato é longo e teremos tempo para conversar sobre renovações. Se sará o herdeiro do trono de Del Piero? Só o tempo dirá, se terá o mesmo impacto de imagem, mas tem tudo para isto. Del Piero, contudo, representa o presente, não o esqueceremos jamais. Buffon voltou a reinar? O mérito é em grande parte seu, o restante é do técnico e dos companheiros. A sua lesão na temporada passada foi atípica e delicada, envolveu também aspectos psicológicos mas é um grande homem e com a sua força voltou ao equilíbrio de ser o melhor goleiro do mundo e um líder. Chiellini lateral? Felicíssima a intuição de Conte. Defesa com 3 zagueiros? É bom que a Juventus possa mudar o esquema com facilidade. Conte não é um integralista e assim é mais fácil para construir o time". 

O que pensas de construir um time para mais competições?
"Quando se entra em competições européias, o consumo de energia é altíssimo e obviamente se supera isto com um elenco qualificado e numeroso. Os torcedores podem ficar tranquilos".

Com que treinador Conte se parece?
"Nos últimos trinta anos vimos muitos técnicos revolucionários e vencedores, veja Mourinho e Sacchi, que não tinha experiência como jogadores. Conte parece-se com os dois porque é um inovador que propõe o futebol moderno, nada tradicionalista mas que tem grande vantagem porque teve maestros excelentes e, de fato, muitos elementos podem fazer um técnicos ser um vencedores: Tática e gestão do grupo. Um exemplo? Bem... No intervalo do jogo é o momento que Conte tem uma extraordinária capacidade e experiência. Os famosos berros? Não é sempre assim. A leitura do jogo e a explicação clara e eficaz para o time ajuda demais. Ele é bravíssimo e neste modo lembro de maestros como Capello e Lippi mas lembro também de Fascetti que tive comigo no Varese e que foi depois treinador do Lecce. Filosofia as avessas? Exato! Essa é a grandeza de Conte. Ele é uma síntese de modos de entender o futebol radicalmente diferente, que representa os melhores dos últimos vinte anos. Em suma, não é um treinador jovem que sai pra estudar, é um treinador jovem que foi protagonista do futebol vencedor da sua época. 
Esta 'arrogância esportiva' que faltava depois do CalcioPoli, isto é importante também se ter nos jogadores. O conceito chave é: "Somos a Juve e devemos vencer porque é a nossa história". Conte conhece bem e soube colocar isto no grupo. O CalcioPoli deixou uma ferida que notei quando cheguei, faltava segurança, o entusiasmo, a motivação". 

Qual foi a melhor contratação das suas duas temporadas na Juventus, até agora?
"Pirlo é a que deu mais entusiasmo. Pelo custo benefício Barzagli foi um reforço excelente. Se já estamos pensando nos reforços pra Junho? Já pensamos em reforços para daqui a dois anos.

Com o contrato se encerrando?
"Exatamente".
_
Entrevista completa do jornal TuttoSport neste dia 24/12/11.

Um comentário: