quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Análise: Não só a falta de penalidades, a falta de gols preocupa.

Os números são obsoletos no futebol, a atuação dentro de campo pode ser boa ou ruim mas o que faz vencedores são os números. A história da Serie A mostra que muitas vezes o time vencedor é o que sofre menos gols e não o que mais marca, porém, é preciso um denominador comum condizente para com os objetivos, no caso da Juventus, a taça.
Evidentemente os muitos penaltis negados a Juventus e os outros apitados a favor de outros times é preocupante. Como disse Conte "É previsível que um time como o nosso, que joga cerca de 70% do tempo no campo do adversário tenha ocasiões de choque na área dos adversários, mas temos menos penaltis a favor do que times que só jogam na defesa". Contudo, o número mais alarmante é o de gols marcados.

A Juventus fez 33 gols. Se conferirmos as oito equipes melhor colocadas no sertame, a Velha Senhora tem o pior ataque junto do Palermo:

Milan 45;
Napoli 38;
Lazio 37;
Roma 36;
Udinese 34;
Inter 34;
Palermo 33;
Juventus 33.


Vale então conferir os autores dos gols (um dos gols foi contra:

Matri 9;
Marchisio 6;
Pepe 5;
Vucinic 3;
Vidal 2;
Lichtsteiner 1;
Bonucci 1;
Krasic 1;
Estigarribia 1;
Quagliarella 1;
Giaccherini 1;
Chiellini 1;

Vemos poucos gols de atacantes, o que não afirma uma dependência ofensiva e sim um grupo com várias armas, contudo, na hora que a vitória está amadurecendo, um chute pra rede está faltando.

Na última temporada, o Milan venceu a Serie A com 65 gols, média de 1,71 por jogo, em 2009/2010 a Inter foi campeã com 75 gols, 1,97 por jogo e antes com 70 e média de 1,84. Em 22 jogos, a Juve fez 33 gols e tem média de 1,5 contra 1,95 do Milan. A defesa é a melhor disparada com 13 gols sofridos mas com o ataque em emergência, a defesa pode não bastar se, como disse Conte ontem, os árbitros temerem de apitar algo a nosso favor.

O que você acha? Comente!

2 comentários:

  1. Excelente matéria!
    Infelizmente o ataque da Juventus realmente vem pífio nos últimos jogos. Nosso foco é a defesa e, com a defesa bem postada, um gol pode-se conseguir lá na frente, mas não temos tido jogadores de qualidade que resolvam essa problema. Só marcamos mais de 3 gols em toda a temporada apenas 4 vezes: contra o Parma na estréia (4-1), contra o Palermo (3-0), no empate contra o Napoli(3-3) e na vitória contra a Roma (3-0, mas aí pela Copa Italia). Precisamos de uma postura mais ofensiva e mais inteligente (além de mais qualidade na frente). Muitas vezes os jogadores preferem o arremate direto do que tentar tocar para o companheiro melhor posicionado. Matri e Estigarribia fizeram muito isso ontem. Conte tem que trabalhar isso e observar que, se ele colocou o time onde está, é ele que pode acabar tirando o time dali também.

    ResponderExcluir
  2. falta um meia pra por a bola pros atacantes
    toda hora o Vucinic e o Matri saem de suas posiçoes para buscar o jogo

    ResponderExcluir