quinta-feira, 16 de junho de 2011

Especial: Sergio Brio


Se disseres 'Stopper', vem a mente um futebol de outros tempos. Tempos nem tão distantes em que a marcação homem a homem era padrão, sobretudo na Itália.
No futebol italiano, ao se dizer 'stopper' surge espontaneamente o nome de Sergio Brio.
Ele, junto de Francesco Morini, é o bianconero que mais encarnou a posição. Número 5 inesquecível, mesmo em tempos que o número não era fixo. Brio marcou gols importantes mas suas qualidades na defesa sempre serão lembradas como uma parede pintada em preto e branco.


Atuou na Juve por 12 temporadas, de 1978 até 1990. Em tempos diversos, jogou com fenômenos como Scirea, Gentile, Cabrini, Zoff e Tacconi.
Um jogador capaz de bloquear os adversários mas também de marcar na área adversária, Brio marcou 24 gols nas suas 378 partidas. Contribuiu para 4 Scudetti, 3 Coppas Italia, 1 Copa dos Campeões (Atual UEFA Champions League), 1 Mundial de Clubes, 1 SuperCopa Européia, 1 Copa das Copas e 1 Copa UEFA.

Depois de se aposentar, ajudou Zoff fora do campo a conquistar Coppa Italia e Copa UEFA no ano de 90. Foi vice treinador também de Trappatoni ganhando uma Copa UEFA em 92.


Brio é outra lenda da história bianconera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário