domingo, 26 de junho de 2011

Especial: Omar Sivori


A "viagem entre as estrelas" segue com um jogador singular.
Quando se fala de jogadores fora de série de todos os tempos, é obrigatório estar inserido o nome de Omar Sivori.

O argentino já foi até cortejado por Pelé em amistoso contra a Juventus em Torino no dia 23 de junho de 1963, jogo em que a Juventus venceu.

Um dos grandes fenômenos da história do jogo, naturalmente da história da Juventus. Sua chegada foi uma das grandes contratações do calciomercato bianconero em todos os tempos. Foi o primeiro reforço do presidente Umberto Agnelli, trazendo o jogador do River Plate. Na época com 21 anos, foi o mais caro até então (1957) mas absolutamente aceitável. Junto de John Charles, chegado do Leeds e de Giampiero Boniperti, formou o trio de ataque mais formidável da história juventina.

Com suas fintas e dribles, Sivori marcou 167 gols em 253 partidas, ajudando a Velha Senhora a vencer 3 Scudetti e 3 Coppa Italia mas nas oito temporadas pela Juventus, Omar alçou a Juve em outro patamar com vitórias e atuações fantásticas como uma vitória sobre o grande Real Madrid, no Santiago Bernabeu, em 1962.

Foi também ele que venceu o prêmio de melhor jogador do mundo em 1961, primeiro juventino.

Deixando a Juventus em 1965, Sivori encerrou a carreira no Napoli mas ajudou a Juve como consultor e olheiro na América do Sul.
Em 17 de Fevereiro de 2005 Omar Sivori faleceu, deixando uma saudade maior ainda a não só os antigos torcedores juventinos, mas também aos jovens que procuram sempre saber mais e mais de gênios de outros tempos como Omar Sivori... Lenda bianconera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário