quinta-feira, 30 de junho de 2011

Especial: Pavel Nedved





No especial 'Viagem entre as estrelas", hoje é dia de um dos jogadores mais amados pelo povo juventino nas últimas décadas. A "Fúria tcheca" não poderia estar ausente neste especial cheio de história pelos seus dez anos completos em bianconero.
Um capítulo longo da história da Juventus começa quando Nedved esteve no clube jogando. Em 2001, a Juventus teve o retorno de Lippi e vendas de Zidane, Inzaghi e van der Sar, chegaram Buffon, Thuram, Salas e Nedved.

Pavel chega da Lazio, clube que ajudou a vencer um Scudetto, 2 Coppa Italia, 2 SuperCoppa Italia, 1 Copa das Copas e uma SuperCopa Européia.

Mas quando Nedved chegou a Torino, todos se encantaram com sua inigualável vontade, garra e determinação além de suas qualidades, superando o primeiro (e único) momento de dificuldade, guiando o meio de campo juventino por 8 temporadas.

Primeira temporada e já Scudetto, o inesquecível 5 de maio de 2002. Para citar Nedved, seu gol em Piacenza na antepenúltima rodada do campeonato indicou que a taça não iria mais para a Internazionale.

Foi só o primeiro de outros títulos que vieram nos anos seguintes. Mais 3 Scudetti e 2 SuperCoppa Italia mas 2003 foi o seu ano, vencendo a bola de ouro, merecida principalmente por proezas na Europa como gols antológicos contra Barcelona e Real Madrid, levando a Vecchia Signora até a final da UCL do mesmo ano.

A grande vitória de Nedved, para muitos torcedores, foi em 2006 quando aceitou permanecer na Serie B, ajudando muito no acesso da Juventus e fica até 31 de maio de 2009, quando joga a sua última partida, a 327 com a 'maglia bianconera', no Olimpico de Torino contra sua ex-equipe, a Lazio com o estádio inteiro comovido e grato com este verdadeiro fenômeno dentro e fora de campo.

Porém sua história não acabou e desde a chegada do presidente Andrea Agnelli, Pavel Nedved ocupa o cargo de Conselheiro Administrativo, trabalhando principalmente junto de Giuseppe Marotta e Fabio Paratici tudo indica que este lendário ex-jogador que parece estar sendo preparado para ser presidente da Juve no futuro, como o fez Giampiero Boniperti.

Nedved é exemplo e seu caráter é justamente o que representa a expressão "juventinidade".

Um comentário:

  1. Ele que me tornou juventino! Pavel Nedved a furia checa o melhor que eu vi jogar na juve!

    ResponderExcluir