sábado, 14 de abril de 2012

Guerin Sportivo: "A Juve tem 29 Scudetti sem contar os dois do CalcioPoli".

Clamorosa descoberta histórica da revista Guerin Sportivo, edição de maio que obviamente ainda será lançada. Na capa, a bomba: "A Juve tem 29 Scudetti, sem contar os dois do CalcioPoli", a notícia virou motivo de crítica de algumas representações político-esportivas. O diretor da revista, Matteo Marani foi convidado pela SkySport para exibir uma prévia do caso.
De acordo com Marani, os títulos dos longínquos campeonatos de 1908 e 1909 deveriam ser dados a Juventus.
Vamos as suas palavras transcritas pelo TuttoJuve.com e traduzidas pelo GiornaleBianconero.blogspot.com:
 
"Os Scudetti de 1908 e 1909 podem parecer longes demais na história mas que se tornam atuais considerando os dois que faltam do CalcioPoli. Os 29 Scudetti que a torcida da Juventus reclamam, talvez, provavelmente já tenham, já estão na história e para nós são os destes anos, que foram atribuídos para a Pro Vercelli, mas na época haviam dois campeonatos, um federal e um italiano. Em um a Pro Vercelli vence o Federal e a Juve vence o campeonato e no seguinte o inverso, a Pro Vercelli vence o campeonato e a Juventus o Federal. Mas daí não se entende porque estes campeonatos não foram honestamente dados a Juventus. No entanto, em 1910 foi criado o desempate dos dois campeonatos e a Inter bateu a Pro Vercelli neste ano.
Existe um outro caso, em 1922, com a Novese e a Pro Vercelli: Neste caso foram dados os dois Scudetti e não se sabe porquê à Juve não foi dado. É interessante porque acima de tudo é a história na história. Recontada de onde chegou o futebol italiano, porque eram anos de grande duelos ideológicos (sim ou não aos estrangeiros). Estes campeonatos então se tornam suspeitos. Não digo que estes campeonatos devem ser tirados da Pro Vercelli, mas que devem ser dado as duas equipes. A mesma federação de futebol, no momento em que o ato histórico se estabelecer, deve discutir, não podendo passar em silêncio".


 
Certamente os torcedores bianconeri não acreditam que a FIGC se moverá para dar algo de bom a Juve, mas... 32 ao fim da temporada não seria nada mal.

Comente!

2 comentários:

  1. Interessante... Mas infelizmente não dará em nada... :/

    Roso.

    ResponderExcluir
  2. Só porque meu Juventus é grande esses caras tem invejaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir