quinta-feira, 7 de março de 2013

Uma muralha em construção - Nicola Leali

Será ele o próximo camisa 1?

Quando se fala em temores no futebol italiano para o futuro, muitos pensam nos tempos de Baggio, de Del Piero e de Totti com a camisa da seleção mas a preocupação passa também pelo futuro da camisa 1 nacional, já que Gianluigi Buffon pendurará as luvas em alguns anos. Desde já, quando se fala em possíveis substitutos para a posição de portiere, tanto a mídia do Bel Paese quanto o atual goleiro e capitão italiano citam um dos nomes cogitados como talvez o de maior potencial de crescimento. O goleiro de posse da Juventus, hoje emprestado ao Lanciano, Nicola Leali, é um dos mais cotados a ser o próximo número 1 da Velha Senhora e seguir os passos do ídolo mundial na posição.

Nicola Leali tem todas as caracteríticas do talento predestinado. Nascido na pequena cidade de Castiglione delle Stiviere  – Que fica menos de trinta quilômetros de Brescia - então ele é praticamente um produto local que não poderia ter pedido por melhor educação desportiva, para se tornar um goleiro de grande qualidade.
No seu primeiro clube infantil, no pequeno Cavriana, Leali teve a boa fortuna de ser treinado pelo ex-goleiro de Internazionale e Palermo Sergio Girardi, dando a ele toda a atenção necessária nos primeiros passos na posição. 

A ida para o Brescia pouco antes do seu décimo aniversário, o goleirinho chegou no clube que já o olhava com atenção e que ele se destacava nas categorias inferiores, chegando a debutar pela Primavera (sub-20), com apenas 16 anos. Seu progresso foi rápido e em outubro de 2010 o técnico Giuseppe Iachini o convocou para o banco de reservas pela primeira vez.

Como Arcari sempre foi um goleiro de confiança para o técnico e que não se machucava, Leali teve que esperar para estreiar na Serie A e isto aconteceu na 37ª rodada daquela temporada (15/05/2011), na partida fora contra o Cesena, onde o Brescia já estava rebaixado e o goleiro com 17 anos não pode evitar o gol de Giaccherini (hoje na Velha Senhora), aos quinze minutos da segunda etapa e nem a 20 derrota na temporada do seu time.

Em 2011-2012, Leali fez 14 partidas pelos Cadetti, concedendo 18 gols e saindo em branco por 4 jogos. Pelas seleções italianas de base foram muitos jogos por todas as categorias desde o sub-16. Agora, ele milita no sub-20 de Luigi di Biaggio onde atuou pela última vez no início desde mês, contra a Alemanha sub-20.

O estilo e a qualidade de Leali cresceram muito nos últimos anos, tornando-o de longe um dos mais seguros e confiantes goleiros do mundo na sua idade. Um dos diretores do Brescia, e ex-técnico da Juve Gigi Maifredi, disse ao Corriere dello Sport que Leali é um “goleiro da realiza”. "Ele tem uma classe extraordinária ” disse Maifredi, que acredita que nos próximos anos “ele (Leali) fará história no futebol italiano“.
Palavras marcantes, entretanto, de fato, o seu senso de posicionamento, reflexos, agilidade em tiros curtos e recuperação em chutes desviados são considerados incríveis para alguém da sua idade com relativa experiência e já com tanta liderança dentro da sua área, a qual Leali credita ao titular do Brescia na época, Michele Arcari, pela voz de comando.

Antes mesmo do fim da temporada passada, a Juventus já havia iniciado contatos com o clube azul e branco pelo talentoso goleiro. No início da janela que antecipa a temporada atual, a Juventus anunciou a chegada de Leali, que fez a pré-temporada na sede da Velha Senhora, treinando com Buffon, Storari e companhia, onde se destacou em muitos jogos-treino e ganhou muitos elogios do próprio camisa 1, que o listou entre os possíveis substitutos tanto na Juve como na azzurra. No finalzinho do mercado, Rubinho chegou e Leali foi cedido ao Lanciano para disputar a Serie B e ser um titular contínuo, em busca da evolução.
No final da temporada, Leali voltará a Juve para, quem sabe, lutar para se manter na equipe bianconera e aprender no dia-a-dia junto do multi campeão Buffon.

-
Nome: Nicola Leali
Data de Nascimento: 17/02/1993
Local de Nascimento: Castiglione delle Stiviere (Lombardia), Itália
Posição: Goleiro
Altura: 188 cm

3 comentários:

  1. Esta entre as 50 'promessas' da Europa!
    David Alaba (Bayern de Munique), Isco Alarcon (Real Madrid), Rafinha Alcântara (Celta), Thiago Alcântara (Bayern de Munique), Marquinhos (PSG), Mario Balotelli (Milan), Marc Bartra (Barcelona), Douglas Costa (Shakhtar), Thibaut Courtois (Atlético de Madri), Mattia Destro (Roma), Gerard Deulofeu (Everton), Julian Draxler (Schalke), Alan Dzagoev (CSKA de Moscou), Stephan El Shaarawy (Milan), Christian Erikssen (Ajax), Viktor Fischer (Ajax), David de Gea (Manchester United), Mario Götze (Borussia Dortmund), Ilkay Gundogan (Borussia Dortmund), Alen Halilovic (Dínamo Zagreb), Eden Hazard (Chelsea), Lewis Holtby (Tottenham), Mauro Icardi (Inter de Milão), Lorenzo Insigne (Napoli), Aleksander Kokorin (Anzhi), Toni Kroos (Bayern de Munique), Erik Lamela (Roma), Nicola Leali (Spezia), Romelu Lukaku (Chelsea), Eliaquim Mangala (Porto), Iñigo Martinez (Real Sociedad), Lucas (PSG), Yann M'Vila (Rubin Kazan), Matija Nastasic (Manchester City), Alex Chamberlain (Arsenal), Lucas Piazon (Chelsea), Paul Pogba (Juventus), James Rodriguez (Monaco), Jese Rodriguez (Real Madrid), Jack Rodwell (Manchester City), Oscar (Chelsea), Andre Schürrle (Chelsea), Xherdan Shaqiri (Bayern de Munique), Luke Shaw (Liverpool), Danilo (Porto), Raheem Sterling (Liverpool), Marc A. Ter Stegen (Borussia Mönchegladbach), Raphael Varane (Real Madrid), Marco Verratti (PSG) e Jack Wilshere (Arsenal).

    ResponderExcluir
  2. Será que esta pronto para substituir o Buffon?

    ResponderExcluir