terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Uma Juventus de valores e de saldos positivos.


A cada temporada que passa, as exigências da UEFA vão se aproximando do que deveria ser uma lei.
A partir de 2014, os clubes deverão operar com balanços positivos e não gastar além das suas receitas, está será a nova ordem no futebol europeu, é o chamado Fair Play financeiro, que assusta desde já os grandes clubes e também os novos ricos já que tendem a gastar além da conta para obter jogadores em busca do 'salto de qualidade' das suas equipes.


A Juventus é um dos times que mais tem agido nas categorias de base em busca de talentos para as categorias menores e também para obter jogadores de nível técnico compatível com as exigências mas com valor baixo por contrato próximo de se encerrar junto ao clube atual.
Um exemplo disso é o dinamarquês Frederik Sørensen, da Juventus mas emprestado ao Bologna, que foi adquirido por cerca € 500.000 junto ao Lyngby, da Dinamarca. Hoje, após duas temporadas, seu valor é de mais de € 10 milhões.

O jornal do Piemonte, TuttoSport, publicou há algumas semanas uma matéria que revelava os valores dos jogadores atuais da Velha Senhora e a chamada 'plusvalência' nas operações, que em maioria, tiveram valores baixos e, em geral, agora são mais valiosos do que o valor pago quando chegaram.
Como marcado por mim na foto acima, temos em colorido os valores pagos pela Juventus pelos jogadores atuais, sendo em vermelho se está mais barato do que foi pago e em verde caso eles valham mais hoje do que o valor pago na época das suas respectivas contratações. Em negro, o valor atual, de acordo com os analistas do jornal TuttoSport, junto aos seus consultores de mercado da bola.

Podemos ver um balanço muito positivo (se desconsiderarmos Buffon, que foi contratado jovem e agora já está nas suas últimas temporadas) e com muitos "free agents" e formados no clube.
O curioso não é só o balanço financeiro mas também o quão forte é o setor defensivo da líder do campeonato. O setor defensivo é todo em evolução (apesar de certos valores serem subjetivos, quanto a análise feita pelo cotidiano informativo). O ataque, que é o setor mais carente, é também o que teve mais nomes em valor em vermelho, confirmando o momento ruim no lado ofensivo da equipe juventina.

A Juventus está muito atenta a estes números e baseados também no caso de Sørensen e tantos outros, os diretores Giuseppe Marotta e Fabio Paratici seguem investindo muito na base em busca de talentos que cheguem por preços irrisórios e não por astronômicos como Buffon, que apesar do valor, deu muito certo em bianconero, tanto que tem muitos goleiros de posse da Juve que são promissores como Leali, Galinetta, Kirev, Branescu e etc. A chave para o futuro sucesso financeiro no futebol, na era do Fair Play financeiro exigido como lei, está nas mãos dos diretores e nos pés dos talentos pelo mundo todo, mas acima de tudo, nos olhos dos seus desconhecidos e talentosos garimpeiros de pé de obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário